DIETOTERAPIA

VOLTANDO AS ORIGENS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


Como eu havia mencionado no comecinho do meu portfólio, vou resgatar um pouco da alimentação chinesa, da cultura e do valor medicinal dos alimentos.
Na visão chinesa, ou melhor na visão da Medicina Tradicional Chinesa,  os alimentos não são usados somente com o proposito de nutrir e/ou saciar, lá eles são usados para uma terapia, que e conhecida por nós como “Dietoterapia”, que trata o paciente de acordo com sua necessidade energética, pois cada alimento tem um sabor, uma função e uma energia capaz de gerar harmonia ao organismo. Por isso para eles, a alimentação tem outra conotação, onde não é levado em conta os valores nutricionais, mas sim os aspectos energéticos de cada alimento.
Para a medicina chinesa não existe uma dieta especifica, ou ideal para todas as pessoas, o que existe é apenas uma forma individual de se alimentar. Mas mesmo sendo uma forma individual, ainda assim pode sofrer variações de acordo com o clima, com o estilo de vida, com os desequilíbrios físicos e psíquicos, e principalmente com as características constitucionais de cada pessoa (MOREIRA, CARLA, 2008).
Na Medicina Tradicional Chinesa, a Dietética é um dos seus pilares, e baseia nos cinco sabores, nas cinco cores, nos cinco elementos. Eles acreditam que podemos comer de tudo um pouco, e que ao se alimentar assim, comendo de tudo um pouco, causaria um equilíbrio maior ao organismo. Porém quando nosso organismo não esta equilibrado, ele procura uma maneira de suprir uma determinada carência através de um sabor especifico, quando procura alimentos, por exemplo, de sabor doce, é porque precisa suprir, ou porque quer controlar um excesso energético.

Deixo-vos com uma brilhante frase para analise e reflexão de Mahatma Gandhi:
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
O que essa frase te faz pensar, qual sentimento ela te desperta?


OS CINCO ELEMENTOS


Um dos pilares da Medicina Chinesa é a famosa teoria dos Cinco Elementos, juntamente com  a teoria do Yin e Yang. Estudos demonstram que embora tenham coexistido independentes e que a teoria do Yin e do Yang, seja mais recente que a teoria dos Cinco Elementos, ainda assim seu uso foi documentado pela primeira vez na China em tempos remotos, datando 221-476 a.C., em um período chamado de os Estados Guerreiros.
Mas foi só durante o período chamado de Dinastia Song  em 960-1279 d.C., que os os dois sistemas (Teoria dos Cinco Elementos e a Teoria do Yin e do Yang) sofreram uma fusão, dai então Sistema dos Cinco Elementos passou a ser utilizado como forma de diagnóstico e também como forma de tratamento de doenças.
Segundo o autor Beau (1982), a Medicina Chinesa acredita que cada órgão do corpo humano é um Universo, e como tal é associado a um Elemento (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal) conforme veremos logo abaixo:

   Figura: Os Cinco Elementos
      
Para os chineses a teoria dos Cinco Elementos além de ser um sistema filosófico, pode ser aplicada a tudo, e eles realmente aplicam a tudo. Todos os elementos (Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal) representam forças da natureza, ou naturais que quando estão juntas formam um ciclo muito dinâmico.
As mudanças de estação levam a estágios de transformações, como por exemplo, o crescimento e/ou declínio. As mudanças no clima, os sabores e sons, e as emoções na Psicologia humana também fazem parte dos Cinco Movimentos, ao qual chamamos de Wu Yun (BEAU, 1982).

AS ESTAÇÕES DO ANO   


Para a Medicina Chinesa, todas as coisas que existem na terra, são influenciadas pelos ciclos das estações do ano (Inverno, Primavera, Verão, Verão Prolongado e Outono). Consequentemente cada estação tem seu elemento correspondente.
ÁGUA - Inverno:
No Inverno temos a Água com prevalência da força Yin, nesse período é atribuído o descanso, a quietude, devemos poupar energia, conservar e, sobretudo armazená-la. O elemento água é muito concentrado com grande potencial.
A água também está associada aos fluidos (sistema linfático, medula, enzimas, hormônio). A ele é atribuída à cor preta, que por sua vez contém todas as outras cores. Se observarmos a natureza, quando ocorre excesso de calor a água evapora, a mesma coisa ocorre quando cometemos excessos.  Na anatomia humana está associada aos Rins (SHEN) e a Bexiga (PANG GUANG).
MADEIRA – Primavera:
No ciclo das estações do ano a próxima fase é a Primavera, com ela surge também o elemento madeira. Agora é o novo estágio Yang do ciclo das energias. Nesta fase que é criadora e geradora de energia, além de expansiva, alegre e explosiva, ocorre o despertar do desejo sexual de procriar. A ela está associado o vigor, a juventude, o crescimento e o desenvolvimento, a cor associada a esse elemento é a cor verde.
Quando bloqueamos o seu desenvolvimento, ocorrem os sentimentos de frustração, estagnação, raiva e ciúme. Na anatomia humana está associada ao Fígado (GAN) e a Vesícula Biliar (DAN).
 FOGO – Verão:
Nessa fase a energia da Madeira amadurece para a energia florescente do Yang velho. De todos os ciclos esta é a fase mais cheia de energia, é a fase mais quente da energia Yang cheia. A cor dessa fase é o vermelho, que é a cor do sangue e do calor. Quando bloqueamos o seu desenvolvimento, ocorrem os problemas de coração, as desordens nervosas e a hipertensão. Na anatomia humana está associada ao Coração (XIN).
TERRA – Verão Prolongado:
Quando o verão chega ao final, surge o momento de perfeito equilíbrio, a energia do fogo diminui e se transforma em energia da Terra, nessa fase não há nem muito Yin nem muito Yang. As cinco fases neste momento estão em harmonia é o clímax do ciclo.  Ocorre uma sensação de plenitude e bem estar. A cor dessa fase é o amarelo, que é a cor da terra e do sol. Na anatomia humana está associada ao Estômago (WEI), ao Baço -Pâncreas (PI).
METAL – Outono:
Nessa fase o Verão passa para o Outono, ocorre à transformação da energia terra em Metal. A energia durante a fase Metal começa novamente a se condensar, a se contrair, e a energia volta para dentro para se acumular e armazenar novamente.
Quando ocorre esta fase devemos libertar tudo o que está gasto, assim como as folhas das árvores que para pouparem a essência se desprendem e caem. O próximo ciclo da madeira (primavera) se torna fraco quando nesta fase não há bastante energia para contrair. A cor dessa fase é o branco, que é a cor da essência e da pureza.
O outono é a estação da meditação, da introspecção, é a fase de reciclar os sentimentos antigos, os apegos externos e todo o excesso de emoções adquiridas durante a fase do Verão, é a estação onde devemos extrair aprendizagens das atividades do Verão.  Quando resistimos a esta energia e ficamos aprisionados ao passado, ocorre os estados de tristeza, melancolia e depressão, que acabam se manifestando na pele, gerando dores nas costas e dificuldades respiratórias. Na anatomia humana está associada ao Pulmão (FEI).

Tabela: Ciclo dos Cinco Elementos e as Estações do Ano                 
ÁGUA
MADEIRA
FOGO
TERRA
METAL
Yin Velho
Yang Novo
Yang Velho
Neutro
Yin Novo
Inverno
Primavera
Verão
Final Verão
Outono
Meia Noite
Madrugada
Meio Dia
Tarde
Entardecer
Recolha Energia
Gerar Energia
Distribuir Energia
Estabilizar Energia
Contrair Energia
Fonte: elaborada pelo autor

A CONSTITUIÇÃO FÍSICA  E A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Forma do corpo deficiente em Yang:
Esses indivíduos apresentam sobrepeso e/ou corpo aumentado, possuem o rosto pálido tendendo ao azulado, apresentam apatia, desânimo, e geralmente possuem movimentos lentos, além de fraqueza e músculos frouxos. Adoram o calor, e possuem muita aversão ao frio, também apresentam membros frios e gostam de se agasalhar (Ex: Fig. 3). Por possuírem essa deficiência, possuem  tendência constitucional a deficiência de Yang e quando essa se manifesta o indivíduo apresenta sintomas de frio, “frio-umidade”, “frio-fleuma”, “umidade-
fleuma” e “fleuma-fluidos”.
Forma do corpo deficiente em Yin:
Esses indivíduos apresentam forma física delgada, são altos com a cabeça alongada, possuem pescoço fino e longo. Na maioria dos casos possuem
bochechas e lábios vermelhos, seu olhar é excitado, inquieto e expressivo, tendem a estarem constantemente excitados, apresentam sensação de calor com movimentos rápidos. Geralmente quando andam, ou estão em pé curvam-se para frente (Ex: Fig. 4).Como apresentam tendência constitucional a deficiência de Yin, essa quando se manifesta tende a apresentar deficiência da essência e de hiperatividade do Yang. Já no quesito condições patológicas, o individuo/paciente que apresenta estas características, quando adoecem desenvolvem facilmente “calor” por “vazio” ou “secura”.
Forma do corpo com equilíbrio Yin/Yang:
Esses indivíduos apresentam estatura média (nem muito alta, nem muito baixa), não costumam ser robustos, mas também não possuem aparência delgada(Ex: Fig. 5). Seus movimentos são equilibrados e apresentam personalidade estável, costumam a se adaptar as mudanças causadas pelas tensões da vida facilmente. Nesses indivíduos ocorre uma perfeita harmonia entre o Yin e  o Yang, o que os leva a serem pessoas menos suscetíveis a fatores patogênicos externos, mas caso aconteça a localização é branda e superficial.
Figura: Abundante em Yang / Abundante em Yin / Deficiente em Yang / Deficiente em Yin / Equilíbrio Yin e Yang.

  Fonte: Maciocia, 2006, p. 12-18.

DIETÉTICA  


“Faça do alimento o seu medicamento, faça do medicamento o seu alimento” (Hipócrates, 460 – 377 a. C).

Na China, a Dietética é uma das especialidades médicas mais antiga. Nela os alimentos são classificados como sendo Yin ou Yang, de acordo com a sua cor, forma e teor de água. Apresenta uma abordagem muito mais ampla da alimentação, com uma variedade maior de alimentos utilizados e um sistema que permite individualizar a dieta alimentar (BOTSARIS, 1999). 
Para os amantes da Dietética Chinesa, existem dois livros de receitas medicinais muitos conhecidos na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), um é o famoso “Qianjinfang” e o outro é o também famoso “Qianjinyifang”. Essas duas obras primas foram compiladas por Sun Simião, que defendia que o médico deveria sempre curar primeiro o doente pela alimentação, por sua dieta e somente depois, caso essa não tenha sido eficaz o médico deveria recorrer ao uso dos remédios. 
Segundo Beau (1982), os taoistas consideram o regime alimentar muito importante para a manutenção da saúde e da vida, pois a energia dos alimentos é um fator influente no ser humano, e por intermédio da lei Yin-Yang e da lei dos Cinco Elementos seria possível intervir nos desequilíbrios instalados, de uma maneira reguladora e até preventiva.
Como já mencionei, o fundamento da Dietética Chinesa se baseia nos Cinco Sabores e nas suas correspondências com os Órgãos. Quando o órgão estiver em estado de “excesso” o seu sabor correspondente caso seja consumido em abundancia agravará ainda mais o quadro clinico e ainda atacará o órgão dominado por ele, de acordo com o “Ciclo de Destruição, ou Ciclo Ko”, (Faubert; Crepon, 2005). 
Uma dieta para ser equilibrada deve garantir partes iguais de cada sabor, não é correto suprir um sabor especifico, somente quando ocorrer uma doença grave o sabor correspondente ao órgão envolvido poderá ser suprido, mas com orientação do profissional especializado. O sabor dos alimentos é considerado Yin e a energia deles e considera Yang. Os alimentos que apresentam sabor forte são Yin, os que são menos forte são Yin no Yang. Quando a energia é forte é Yang, mas se a energia for menos forte ela é Yang no Yin (Faubert; Crepon, 2005).
Neste caso os alimentos correspondentes ao órgão dominado terão efeitos reguladores. Sendo assim teremos:
Tabela: Correspondência entre Órgãos e Sabores.

ELEMENTO
ÓRGÃO E VÍSCERA
SABOR TONIFICANTE
SABOR SEDANTE
Madeira
Fígado e Vesícula Biliar
Ácido
Doce
Fogo
Coração e Intestino Delgado
Amargo
Picante
TERRA
BAÇO-PÂNCREAS E ESTÔMAGO
DOCE
SALGADO
Metal
Pulmão e Intestino Grosso
Picante
Ácido
Água
Rim e Bexiga
Salgado
Amargo
Fonte: Elaborado pelo Autor.

Figura: Equilíbrio Interno.
Fonte: http://www.mundodastribos.com/dieta-chinesa-tao-yin-yang.html

O sabor Picante é chamado de XIN pelos chineses e esta relacionado aos Pulmões que é chamado de FEI, o sabor Doce é chamado de GAN e esta relacionado ao Baço chamado de PI, eles se exalam e se transformam em Yang, portanto são Yin de Yang. O sabor Ácido é chamado de SUAN e esta relacionado ao Fígado que é chamado de GAN e o Amargo é chamado de KU e esta relacionado ao Coração que é chamado de XIN, eles descem e vão para o Yin, portanto são o Yin de Yin. Já o sabor Salgado é símbolo da nutrição Yang, ele é decomposto em dois sabores: amargo (Yin) e picante (Yang).
Quando ocorrem excessos de Yin, para corrigir basta acrescentar o Yang, já os excessos de Yang podem ser corrigidos pelo acréscimo de Yin (Faubert et Crepon, 2005).
Por exemplo, a energia do Baço (PI) é tonificada pelo sabor doce, já o sabor amargo faz a dispersão dessa energia. O sabor salgado com o sabor amargo causam harmonia ao baço, embora o sabor doce tonifique a forma do baço, o  excesso desse (doce), assim como do amargo e do salgado vão ser prejudicial, pois vão dispersar a forma.  No desequilíbrio no elemento terra correspondente ao Baço, vários sinais funcionam como um alerta, que vão desde a presença de uma depressão, melancolia, falta de vitalidade até o possível surgimento de ideias fixas.
Outro exemplo de desarmonia é quando os rins não estão nutrindo o fígado direito, ou seja, estão com sua energia bloqueada, dai surgem os famosos edemas, que nesse caso especifico são localizados principalmente nas pernas. Indivíduos envolvidos nesse estagio apresentam maiores chances de terem dificuldades em se relacionar, além de ataques de mau humor (AUTEROCHE, 1986). Muitos outros sintomas também podem surgir, como por exemplo,  a circulação nas extremidades que fica deficiente é apresenta dormência, além de problemas respiratórios ou intestinais, os rins ficam fracos e o fígado pode ficar saturado e criar uma situação de raiva, ressentimento e mal-estar, o que por sua vez impede o bom funcionamento do coração, dos ouvidos, da língua e também dos sentimentos.
Uns dos alimentos que quando em carência costumam causar problemas ao Elemento Terra é o famoso mineral Zinco, sua carência gera uma vontade de comer doces. Sem esse mineral, não existe produção de GUSTINA (proteína envolvida com o paladar) que advém da saliva e é essencial para o paladar. Sua ausência gera uma grande insatisfação alimentar, o Zinco (Zn) participa de muitas reações no metabolismo celular, incluindo os processos fisiológicos, como função de imunidade (defesa), como antioxidante, no crescimento e também no desenvolvimento.

Estudos demonstram que a carência de zinco esta presente principalmente em pessoas que não comem carne e/ou em pessoas que passaram a comer de forma excessiva a fibra vegetal, sobretudo quando essa é na forma de fibra de trigo, pois a quantidade acima de uma colher de sopa por dia pode levar ao impedimento da assimilação de micronutrientes como o próprio Zinco, além do cálcio entre outros. No entanto, não podemos confundir a fibra de trigo com os farelos de trigo, ou farelo de arroz, que também possuem fibra, além de uma série de outros nutrientes essenciais, inclusive o próprio Zinco, mas no caso desses, mesmo sendo benéficos, ainda assim não devem ultrapassar a recomendação máxima diária de duas colheres de sopa.

                                                 Tabela: Fontes de Zinco.  
Alimento
Peso
Quantidade de Zinco (mg)
Ostras
86 g
38
Nozes
100 g
4,0
Castanhas
100 g
4,0
Carne Bovina
130 g
4,0
Carne de Frango
180 g
1,5
Arroz Integral
40 g
1,0
Farelo de Aveia
94 g
2,9
Leite Integral
240 g
1,0
Feijão
50 g
1,15
Semente de Abóbora
20 g
1,3
Pão Integral
80 g
1,6   Fonte: Elaborada pelo autor.
                                                   Fonte: Elaborada pelo autor.

Desequilíbrios no Elemento Terra estão associados à obesidade, a retenção de líquidos, entre outros problemas. Esse elemento também precisa de carboidratos que são fornecidos pelos cereais, feijões, tubérculos, raízes, bulbos e frutas. Os vegetais redondos favorecem o elemento Terra (Cebola, abóbora, nabo, beterraba, maxixe, inhame, entre outros), em relação aos laticínios somente uma pequena quantidade de preferencia: queijos frescos sem gordura, iogurte, além de coalhada. O cereal ideal é o painço, pouco conhecido e menos ainda usado  por nós. As frutas também são muito bem vindas, principalmente a maçã, o mamão, a laranja-lima e outras, que devem ser mais ou menos amarelas (cor do elemento), e que devem sempre ser bem mastigadas ou chupadas, não é recomendado pela Medicina Chinesa a utilização das frutas em forma de suco, a exceção somente ao suco de limão e ao suco de maracujá. Em relação aos chás, os mais indicados para o elemento Terra, são os de Camomila, o de Erva-doce, Artemísia, Erva-cidreira, Capim-limão e pode-se fazer também o uso de chá de grãos de cevada torrada e café de cevada torrada e moída, sem açúcar branco, de preferência a maltose que é um açúcar feito da germinação da cevada. 


Figura: Painço
Fonte: http://papo.showdecorpo.com.br/2012/08/10/as-propriedades-do-painco/

A escritora Sonia Hirsch em seu livro chamado “Manual do Herói ou a Filosofia Chinesa na Cozinha” do ano de 1990, relata que não devemos comer rápido principalmente alimentos de natureza fria e com a temperatura fria, porque se convertem em umidade no Baço. O elemento Terra pode perder a medida sem perceber, por isso moderação e mastigação correta é muito importante.
De acordo com o clássico da Medicina Chinesa, o Imperador Amarelo, quando se alimenta em ambiente relaxante, ocorre o aumento da absorção de Qi dos alimentos, assim como pensar positivamente favorece o livre fluxo de Qi, mastigar bem os alimentos protege o aquecedor médio, é o que afirmam os autores Zhufan e Jiazhen r m no livro “Medicina Interna Tradicional Chinesa”.  Ainda segundo os autores, não devemos ingerir grandes quantidades de alimentos de uma vez, pois pode causar estagnação alimentar. Devemos também cozinhar adequadamente, pois isso aumenta a absorção de Qi dos alimentos, comer menos alimentos crus, preserva o yang Qi do baço, ingerir grande quantidade de líquidos nas refeições, lesa o yang Qi do baço, deve-se beber entre as refeições, pois nutre o yin.
Para beneficiar o Qi devemos priorizar o consumo de alimentos naturalmente cultivados, já o uso de alimentos industrializados, e o uso de micro ondas, gera degradação do efeito térmico dos alimentos. Não devemos consumir somente sabores específicos para preservar o equilíbrio entre os Zang Fu (órgãos e vísceras), não podemos também ficar muito tempo sem se alimentar, pois enfraquece o Qi do baço e do estomago, o consumo de alimentos de natureza muito quente ou excessivamente fria, causa o desequilíbrio dos Zang Fu (órgãos e vísceras). Devemos fazer um café da manhã como um rei, um almoço como um imperador e um jantar como um mendigo, pois assim se protege o Qi do baço e do estomago, quando se respeita a constituição individual preserva-se o Qi do baço e do estomago. Fazer uso de alimentos de acordo com a estação favorece a harmonia entre os Zang Fu (órgãos e vísceras).
Para a Medicina Chinesa também é preciso evitar o consumo excessivo de carne, pois forma calor, umidade e mucosidade, além de evitar se alimentar tarde porque causa estagnação e forma umidade - mucosidade, evitar o consumo excessivo de laticínios, também é importante, pois enfraquece o baço e o estomago por ter alto teor de umidade. Comer quando se esta triste, ou irritado também é prejudicial, pois causa difícil digestão, quando se experimenta fortes emoções é aconselhável prorrogar a refeição até que o turbilhão passe.
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também é prejudicial, pois forma umidade calor e mucosidade. Segundo eles os vegetarianos, consomem muitas saladas frias, e por isso é aconselhável aumentar o consumo de alimentos que são chamados por eles de amornantes e evitar o consumo excessivo gorduras, pois bloqueia o livre fluxo de qi e causa umidade e mucosidade.
Para os princípios da Dietoterapia Chinesa, uma refeição correta deve conter de 50% a 80% de grãos para que haja a tonificação do Yang Qi, de 30% a 40% de vegetais cozidos para que haja a tonificação do Qi Xue e do Yin e 5% de carnes para que haja a tonificação do Yang Qi e Xue.
Para o especialista e também Prof. de Medicina Chinesa Fábio Provinciali, os alimentos relacionados ao baço são:
- Carboidratos fornecidos pelos Cereais: arroz polido, arroz doce, trigo e cevada. Carnes: carne de boi, galinha e moela, carpa comum e dourada, carne de carneiro, faisão, cação, camarão, carne de porco. Legumes: feijão de soja preto, abóbora magra, cenoura, pepino, rabanete, berinjela, ervilha, espinafre, abóbora, vagem, pimentão, tomate, batata doce e batatinha. Especiarias: açúcar mascavo, mel, cana de açúcar, castanha, casca de canela, cravo da índia, coentro, alho, cebola, manjericão doce, folha de pimenta malagueta, gengibre seco e fresco, malte, maltose, noz moscada, pimenta verde, alcaçuz e semente de endro. Frutas: tâmara vermelha e preta, lechia, uva, casca de toranja, banana, jujuba, melão, maça, figo, semente ou raiz, ou fruto de lótus, amendoins. Chás: camomila, casca de laranja, anis estrela. Outros: Coalhada de feijão (tofu).
E os alimentos que protegem o Elemento Terra são:
- Carboidratos fornecidos pelos Cereais: feijões, tubérculos, raízes, bulbos. Legumes: abobora, nabo, beterraba, maxixe, inhame. Especiarias: cebola. Frutas: maça, mamão, laranja lima. Sucos: refresco de limão e de maracujá. Chás: camomila e erva doce, artemísia, erva cidreira,  capim limão. Grãos: painço, cevada torrada, café de cevada torrada e maltose (açúcar feito da germinação da cevada). Outros: iogurte, coalhada.

DIETA INDIVÍDUO YIN


Para a Medicina Chinesa, esses indivíduos precisam de uma alimentação que os aqueçam, pois eles são frios. Por isso a alimentação deve ser constituída de alimentos aquecidos e temperados com ervas e condimentos de sabores fortes. Nesse caso é recomendado o uso de condimentos como alho, cebola, salsa, cebolinha, cheiro-verde, coentro, pimentão, gengibre, cravo e canela. Já as carnes deverão ser mais quentes e temperadas com os condimentos já citados, os ovos devem ser cozidos, duros ou na forma de omeletes também com temperos fortes.
Para o autor de vários livros na área de Dietoterapia Chinesa, João Curvo, as frutas devem ser de natureza neutra, como a maça que pode ficar melhor ainda se for assada, ou cozida com canela, já o damasco pode ser usado seco ou na forma de geleia, sem açúcar.
Já para o Prof. Fabio Provinciali, as sopas devem ser incrementadas com temperos, mas não devemos fazer combinações de vários legumes e verduras ao mesmo tempo, para evitar fermentação dos alimentos no tubo digestivo, com formação de gases. As sopas devem conter um tipo de carne ou um ovo, se não tiver carne, pode ter um carboidrato pesado, como o milho.
O indivíduo Yin deve evitar leite e derivados, pois eles são geradores de umidade interna e estagnação das energias do corpo, também deve ser evitado o uso de farinhas e massas, sendo liberados torradas e pão de centeio, além da bolacha de água e sal.
Para o Dr. Yamamura, o baço tem papel fundamental na transformação, a ele corresponde à digestão e separação (absorção) dos alimentos sólidos e líquidos em frações puras e impuras, além do transporte. Já Wang, autor do livro “Princípios de Medicina Interna o Imperador Amarelo”, o baço é o sistema central na produção do Qi, extraindo-o dos alimentos (GU QI), levando as frações impuras a passarem pelo Intestino Delgado (XIAO CHANG), e pelo Intestino Grosso (DA CHANG), onde ocorre a absorção, e logo depois passa para a Bexiga (PAN GUANG) para serem excretadas.

            Tabela: Tabela de Conduta Alimentar para Indivíduos Tipo Yin.
Natureza Fresca ou Fria
Natureza Neutra
Natureza Fresca e Morna
Natureza Fria, 
Fresca e Neutra
Couve, Aspargo, Abobora Taioba, Couve-flor, Aipo, Bertalha, Chicória, Nabo, Alga marinha, Alho, Brócolis, Espinafre, Pimentão, Abobrinha, Chuchu, Cebola, Cenoura, Repolho, Vagem.
Aipim, Batata, ervilha, Milho, Inhame, Arroz, Cara, Feijão, Lentilha.
Ovo cozido duro, Camarão, Carneiro, Peixe, Peru, Ovo de codorna cozido, Omelete condimentado, Carne de vaca, Frango.
Cereja, Mamão, Damasco, Nectarina, Maca, Figo, Pêssego.
Obs: Usar refogados ou semi cozidos.
Obs.: Usar somente um tipo.
Obs.: Evitar a pele de aves, peixes e gorduras.
Obs.: Usar nos intervalos das refeições ou após uma refeição sem carne.
Fonte: Elaborado pelo Autor.

Condimentos: canela, alho, casca de maçã e maçã seca.
Ervas: cidreira, catuaba, estigma de milho, folha de abacateiro e guaraná em pó.
Sopas: usar a vontade, com poucos legumes e verduras misturados; não bater no liquidificador; pode conter um ovo ou carne; sem carne, usar um carboidrato, mais 3 legumes.
Evitar: Laticínios como leite, queijo, creme de leite, coalhada (geram umidade), doces, balas, confeitos, sorvetes, açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas, farinhas e massas, as frutas de natureza fria (ao menos que use o processo de “yanguisar”, exemplo: Maça assada ao forno ou cozida com canela).
Obs: Com moderação, pão de centeio, torradas, biscoito água e sal.



DIETA INDIVÍDUO YANG

Para a Medicina Chinesa, esses indivíduos precisam de uma alimentação refrescante, que deve ser constituída de alimentos neutros, frescos e frios, com sabor acido, amargo e doce. O Prof. Provinciali, recomenda para esses indivíduos verduras, frutas, carnes sem gorduras e alimentos neutros, como arroz, batata, milho, cará e ervilha. As saladas devem ser cruas, temperadas com limão, vinagre de arroz ou de maçã, azeite de oliva em pequena quantidade e pouco sal. As frutas são muito bem vindas e devem estar sempre presentes, mas não se pode combiná-las com carnes, os derivados de leite devem ser usados com moderação, em particular os que possuem cremosidade, como requeijões, pois esses produtos possuem dentro de si mais calor e umidade, o que poderia agravar ainda mais o quadro clinico dos indivíduos Yang.
Gorduras de origem animal devem ser evitadas, assim como os temperos de sabor forte como o alho, por exemplo. Os ovos devem ser consumidos quentes e moles, nunca em forma de omeletes ou fritos.
Condimentos: limão, vinagre de arroz ou maçã, shoyu, azeite, pouco sal, folha de hortelã.
Ervas: menta, erva-doce, maca seca, camomila, cidreira, estigma milho, casca de abacaxi, folha de abacateiro, parte verde esbranquiçada de melancia.
Evitar: bolos, doces, confeitos, sorvetes, açúcar, álcool, refrigerante, café, chocolate, salame, peixe gordo, carne defumada, vaca, camarão, carneiro, linguiça, gordura animal, queijo gordo ou de cabra, queijo cremoso, manteiga, creme de leite, ervas e condimentos de sabor forte.

Obs: Com moderação, queijo fresco. Tofu à vontade.

                     Tabela: Tabela de Conduta Alimentar para Indivíduos Tipo Yang.

Natureza Fresca-Fria
Natureza Neutra
Natureza Fresca e Morna
Natureza Fria, Fresca e Neutra
Abobrinha, Palmito, Moyashi, Alface, Alfafa, Beterraba, Espinafre, Abobora,
Couve-flor, Broto de bambu, Bertalha, Cenoura, Tomate, Brócolis, Jiló, Nabo,
Champignon, Agrião, Repolho, Chuchu, Berinjela, Chicória, Couve, Alga marinha, Vagem, Escarola, Maxixe.
Aipim, Arroz, Inhame, Ervilha, Cara, Soja, Milho, Batata.
Frango, Ostra, Porco, Ovo mole, Peixe magro, Coelho, Pato, Siri, Ovo poche,
ou cozido mole.
Laranja, Mamão, Melão, Tangerina, Maca, Pêra, Abacaxi, Manga, Morango,
Uva, Melancia.
                                                Fonte: Elaborado pelo Autor.


DIETA TAO



Para Kao, o autor do livro “Dieta Tao” de 1999, a dieta conhecida como Tao também é baseada nas forças yin e yang. As proteínas estão associadas às refeições Yin (leites, carnes, ovos e seus derivados) e os carboidratos e as gorduras estão associados às refeições Yang (frutas, pães, massas e doces).

Figura: Livro TAO.

Fonte: http://www.buscape.com.br/dieta-tao-chuang-kao-tun-8586266612.html#preco

Analisando essa dieta, observo que alguns princípios são muito parecidos com uma dieta que esta muito na moda, a famosa e polêmica Dieta do Dr. Dukan. Sinceramente, estou a pensar se essa não seria a mãe, a origem da ideia da Dieta do Dr. Dukan, se não foi seguindo esses princípios, ou estudando a Medicina Chinesa que ele começou a raciocinar diferente até chegar na sua Dieta ideal. Sera?! Não posso afirmar nada, mesmo porque não tenho bases suficientes ainda para tal, mas prometo mais pra frente investigar e até mesmo tentar um contato com o Dr. Dukan para conhecer melhor suas ideias e como surgiu a teoria da sua Dieta.

Figura: Livro do Dr. Dukan.
Fonte: http://noticias.portalbraganca.com.br/economia/saude-a-polemica-dieta-do-doutor-dukan-chega-ao-brasil-e-a-russia.php

Voltando a Medicina Chinesa, o segredo da dieta do Tao esta em intercalar refeições yang e yin. Quando isso é feito, ocorre o deslocamento do equilíbrio corporal para onde é necessário, mas para isso, seguindo o principio dessa filosofia nunca podemos misturar na mesma refeição, alimentos yang (carboidratos e gorduras) com alimentos yin (proteínas).
Por exemplo, quando se tem em uma refeição o excesso, ou a predominância de um grupo alimentar (carboidratos e gorduras), e em outra refeição a predominância de outro grupo alimentar (proteínas), automaticamente nosso organismo, vai guardar o excesso de proteínas que são atribuídas a refeição yin, mas isso também ocorre na refeição yang, onde o excesso de carboidratos também será guardado. Nosso organismo quando precisa vai buscar nessa reserva que foi previamente guardada, e são esses nutrientes que vão para produzir a energia necessária para o funcionamento do nosso organismo, e assim ocorre o equilíbrio.
Mas para que isso ocorra, nessa dieta é preciso seguir as seguintes recomendações:
  • Fazer quatro refeições diárias, sendo duas principais (almoço e jantar) e duas complementares (desjejum e lanche). Evitar: Suprimir alguma dessas refeições, ou fazer alguma a mais;
  • Faça o café da manhã e o lanche (entre o almoço e o jantar), também pode ser feito à noite (ceia). Esse item é importante para que o intervalo entre as refeições principais não se torne tão longo;
  • Comer em até 30 minutos, passando desse tempo, já é considerado uma nova refeição;
  • O intervalo entre as refeições deve ser de no mínimo, três horas;
  • Lembre-se que as refeições Yin são constituídas de proteínas, portanto em uma refeição Yin é liberado: (carnes sem gordura, vegetais por serem neutros com exceção a batata, da beterraba, da mandioca, da mandioquinha, do cará e do Inhame) e pode incluir até 100g de frutas (com exceção da banana, do abacate, do caqui, do figo, da manga e da uva);
  • Lembre-se que as refeições Yang são constituídas de carboidratos e gorduras, portanto em uma refeição Yang é liberado: as massas, as frutas e os vegetais sem exceção. Pode usar no preparo dos pratos gorduras (tais como manteiga, maionese) e são permitidos também frituras e doces (chocolates, bolos, pudins, tortas e sorvetes) sem limite de quantidade, sendo somente recomendada restrição moderada de doces que contenham queijo, ovos e grãos;
  • Refeições Neutras incluem: todas as frutas e vegetais não classificados como yang;
  • Evite repetir duas refeições Yang, ou seja, não se deve repetir nem ao longo do dia, e nem em dias seguidos. Por exemplo: se você almoçou yang, não pode jantar yang de novo. Deve-se ter pelo menos uma refeição Yang;
  • Beber pelo menos 2 litros de líquidos por dia;
  • Evite bebidas alcoólicas e nem utilize vinagre, pois ambos podem interferir no metabolismo. Não coma grãos, nem sopas prontas e muito menos embutidos, pois esses alimentos contem  misturas de ingredientes Yin e Yang . Não é recomendado o consumo de bebidas gasosas.


OBS: Existe um dia especifico que foi feito para ser usado nos eventuais compromissos sociais, para esse dia existe a chamada “Refeição Livre”, que permite a ingestão de todos os tipos de alimentos, inclusive de bebidas alcoólicas e cereais, mas deve-se antes e após dessa refeição livre, intercalar refeições neutras, ou seja, sem gorduras, sem proteínas e sem carboidratos, somente alimentos neutros. 
   
Tabela: Dieta Tao - Alimentos YIN e YANG
REFEIÇÕES YIN
REFEIÇÕES YANG
Alimentos
Proteínas: Carnes bovinas, aves, peixes, ovos e derivados do leite.
Neutros: todos os vegetais.
Proibidos: batata, beterraba, mandioca, cara, mandioquinha e inhame.
Carboidratos e Gorduras: farinha de trigo (pão, macarrão, tortas), arroz, frutas, doces, biscoitos, chocolates e sorvetes.
Neutros: todos, inclusive os vetados na refeição yin.
Preparo
Não  podem ser preparados com gordura.
Faça grelhado, cozido ou assado.
Temperos: sal, limão, salsa, salsinha, orégano, alho, cebola, cebolinha, coentro e pimenta.
Proibido: óleos, vinagres e temperos prontos.
Não há restrição do uso de óleos e gordura
Ex: batata frita, macarrão na manteiga (mas lembre-se: sem queijo ralado, que é proteína).
Permitido
Sucos e Sobremesas: 100g de frutas ou de sucos
Frutas Proibidas: abacate, banana, caqui, figo e uva.
Todas as frutas ou sucos como sobremesa, sem limite de quantidade.
                                                     Fonte: Elaborada pelo Autor.

Pesquisando, achei uma tabela muito interessante que tem uma lista com vários alimentos e classificações. Os alimentos estão divididos pelo sabor (Picante, Doce, Azedo, Amargo ou Salgado), pela energia (Frio, Quente, Morna, Fresca ou Neutra), pelo movimento (Cima, Baixo, Dentro ou Fora), pela sua Ação Orgânica (em qual local atuam) e pela sua ação comum (o que ele faz).
Tabela: Alguns alimentos e sua classificação (Adaptado de PERINI, M., 2003)




6 comentários: